sexta-feira, 13 de abril de 2012

Próximo “Ação Global” vai oferecer exames de reconhecimento de paternidade

Além dos serviços prestados normalmente, a próxima edição do projeto "Ação Global", marcada para o dia 5 de maio, em São Gonçalo do Amarante, vai contar com a realização de exames para reconhecimento de paternidade. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), vai oferecer os procedimentos que forem solicitados pela Defensoria Pública do Estado e Ministério Público, que também terão estandes para o atendimento ao público no local.

“Haverá um plantão jurídico, e nós estaremos lá para realizar os exames de DNA que forem pedidos pelos órgãos da Justiça presentes no evento”, explica Roberto Chaves, diretor do DNA Center, laboratório contratado pela Sethas para o evento e que também participa do projeto “Pai Presente”, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). “Ficamos muito satisfeitos em participar de uma ação como essa, que beneficia centenas de pessoas e reforça o espírito de cidadania, de colaboração”, ressalta Roberto Chaves. 

Organizado pelo sistema FIERN/SESI, o "Ação Global" visa à prestação de serviços à população local, e é realizado em diferentes municípios potiguares ao longo do ano.

Em julho, uma iniciativa similar deve marcar o aniversário da Justiça no Rio Grande do Norte, e também contará com a participação do DNA Center. O “Justiça na Praça – 120 anos do TJRN” oferecerá atendimento jurídico à população e outros serviços.

PROJETOS
Dois projetos da Administração Pública visam o atendimento da demanda por exames de DNA no Rio Grande do Norte. O “Paternidade Responsável” tem como objetivo incentivar e promover a busca pelo reconhecimento de paternidade em relação a crianças e adolescentes da rede pública estadual de ensino e é promovido pelo Ministério Público do Estado (MPE/RN). 

Já o projeto “Pai Presente” é desenvolvido pelo TJRN, em parceria com a Defensoria Pública e a Câmara Municipal de Natal, e agiliza processos em andamento para que crianças tenham o direito ao reconhecimento paterno.

O DNA Center participa de ambas as iniciativas, realizando os exames de DNA solicitados pelos órgãos competentes.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário