quarta-feira, 7 de março de 2012

Insatisfeita com apontamentos do relatório da CEI, vereadora Júlia Arruda recorrerá ao MP

A presidente da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investigou irregularidades nos contratos da Prefeitura de Natal ao longo de mais de seis meses, vereadora Júlia Arruda (PSB), afirmou durante votação na tarde desta terça-feira (06), na Câmara Municipal de Natal, que vai enviar ao Ministério Público, de forma independente, alguns dados que foram omitidos no relatório final, aprovado pela maioria dos vereadores da Casa, com seu voto contrário.

De acordo com ela, a medida tem o objetivo de evitar que os responsáveis pelo desperdício do erário público fiquem impunes, uma vez que o relatório, mesmo aprovado e possivelmente encaminhado a órgãos competentes, não recomendou a responsabilização dos que não tiveram zelo com dinheiro público.

“O relatório da CEI dos Contratos, elaborado pelo vereador Bispo Francisco de Assis, não foi, em absoluto, fiel a todo o trabalho desempenhado pelos membros da Comissão. Ele se mostrou superficial em diversos pontos e omisso em tantos outros, desta forma considero imprescindível que esses encaminhamentos suprimidos sejam repassados a órgãos competentes como o MP, a Ordem dos Advogados do Brasil e o Tribunal de Contas”, disse.

Segundo a vereadora, entre os pontos importantes que foram deixados de lado pelo apanhado do vereador Bispo estão: a análise de contratos importantes, como os convênios feitos com organizações sociais para a administração das UPAS e AMES, assinados pela Secretaria de Saúde, e o contrato firmado entre Secretaria de Obras Públicas (Semopi) e Consórcio EBEI-MWH Brasil para elaboração do projeto executivo de obras de mobilidade, que custou R$ 7 milhões ao município e foi reprovado pela Caixa Econômica.

Além disso, ela ressalta que nada foi feito no sentido de apontar os responsáveis pela locação de imóveis em duplicidade para abrigar a Unidade de Saúde do bairro Planalto, bem como para pedir esclarecimentos sobre o possível favorecimento na contratação do convênio com a Oscip de Peito Aberto pela Secretaria da Copa, uma vez que o então secretário da pasta fez parte da entidade.

De acordo com a parlamentar, em posse destes e de outros encaminhamentos, os órgãos competentes terão subsídio para responsabilizar os atores da malversação e falta de zelo com os cofres públicos. “Apesar de o relatório ter deixado a desejar, acredito que o trabalho não será em vão. Com o comprometimento de entidades sérias como estas, tenho certeza de que a população terá a resposta que tanto espera”.

Crédito da imagem: Elpídio Júnior / Assecam

 Vereadora Júlia Arruda (PSB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário