terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Educação de São Gonçalo preparou unidades de ensino para o ano letivo 2012

As aulas do período 2012 da rede municipal de ensino de São Gonçalo do Amarante vão ser iniciadas no próximo dia primeiro de março. Por isso, a prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Educação, trabalhou no recesso preparando as escolas para recepcionar da melhor forma estudantes e pais.  

Ao chegarem nas escolas os alunos vão encontrar salas de aulas com carteiras novas. A reposição aconteceu no período das férias para trocar carteiras danificadas e sem condições de uso. Segundo a secretária adjunta de educação, Marluce de Paula, em algumas unidades a reposição, que vem sendo realizada nos últimos três anos, já chega a 90%.

Duas escolas como o Genésio Cabral (Golandim) e Vicente de França Monte (Amarante) foram restauradas. Outras duas, a Roberto Freire (Santo Antônio) e a escola de Tapará ainda passarão por reformas. Nesses três anos de gestão já foram recuperados 50 prédios escolares.

Outra preocupação da equipe da educação foi com a capacitação dos profissionais que aconteceu na semana pedagógica realizada de 13 a 17 de fevereiro e as oficinas pedagógicas que ocorreu ontem e prossegue até hoje (28). A SME também convocou 100 profissionais, entre professores e técnicos D, aprovados no último concurso público.

De acordo com o titular da pasta, Abel Neto, todas as escolas vão iniciar o período letivo com a merenda escolar. “Começar as aulas oferecendo um cardápio da merenda escolar de qualidade é uma prioridade exigida pelo prefeito Jaime Calado”, declarou. Ele informou que ainda no primeiro semestre desse ano serão distribuídas as novas fardas. No ano passado os 14 mil alunos da rede municipal receberam duas peças do fardamento.

Informatização Escolar – Uma ação importante e que vai gerar resultados a curto, médio e longo prazo é o projeto de informatização das escolas. 27 unidades de ensino já receberam laboratórios de informática e o objetivo é instalar laboratórios em todas as 53 escolas do município. O prefeito Jaime Calado confirmou que 600 professores vão receber notebooks nessa primeira etapa, sendo mais 400 na segunda etapa, totalizando a entrega de mil notebooks.

Os alunos também serão beneficiados. A Secretaria Municipal de Educação vai lançar o projeto de inclusão digital “Um Computador Por Aluno” que prevê a distribuição de netbooks para estudantes. Inicialmente serão beneficiados 300 alunos das comunidades de Coqueiros e Novo Santo Antônio.

“As ações da Secretaria de Educação confirmam a nossa afirmação quando dizemos que estamos investindo mais de 40% da arrecadação nessa área. Na nossa administração educar com qualidade é prioridade por que entendemos que é dessa forma que conseguimos o desenvolvimento”, enfatizou Jaime.

Fotos: Isaías Carlos


Nenhum comentário:

Postar um comentário