terça-feira, 3 de março de 2009

Guia dá dicas para você não pagar micos e ainda se dar bem no Orkut


Seja no Orkut, MySpace, Facebook ou em outra rede social, é bem provável que você já esteja cadastrado em um desses sites de relacionamento, contatando amigos, trocando mensagens, exibindo fotos e divulgando seus gostos. Apesar da facilidade em criar e alimentar esses perfis, basta dar uma volta pelo Orkut para perceber que muitos usuários erram a mão na hora de divulgar sua imagem virtual.

As evidências dos equívocos estão, por exemplo, naquela foto em que o usuário aparece refletido no espelho do banheiro, na sequência de imagens que mostra a bebedeira do último churrasco, na péssima frase do "quem sou eu" ou na escolha de comunidades, digamos, inapropriadas.

Para evitar que você pague micos nas redes sociais – e por uma dessas infelicidades acabe parando no site Pérolas do Orkut --, o G1 elaborou um guia com dicas para fazer bonito nos sites de relacionamento. Consultores de imagem, apresentadores de TV, blogueiros e também um humorista contam o que um perfil descolado deve ter e o conteúdo do qual os usuários devem fugir ("corrão", como se aconselha no Twitter).

Para um perfil ser considerado descolado, o que ele deve ter obrigatoriamente? 1) Boas fotos, separadas de maneira organizada (balada, meus amigos, viagem de ano novo, por exemplo) e sempre atualizadas. Mas não vá exagerar, porque ninguém quer passar 15 minutos nos álbuns nem ver um monte de foto parecida. 2) Comunidades bem escolhidas, afinal elas revelam a sua personalidade. As bandas do momento, os lugares bacanas que você frequenta e nada de comunidades bregas, porque elas acabam com a reputação! 3) Outra boa ideia é manter seu scrapbook organizado, deletar as propagandas e aqueles recados ctrl c+v (copiados e colados). 4) Nada de excesso de joguinhos e outras coisinhas na página principal, porque acaba sendo poluição demais. Que tipo de informação ou imagem jamais pode aparecer num perfil de rede social? Jamais revele seu endereço. Muita gente coloca o telefone, porque usa o Orkut para arranjar trabalho. Mesmo assim, quem realmente tiver interesse pode muito bem contatar por e-mail. Antes de publicar qualquer foto, recomendo que pense bem se ela pode ser vista por qualquer pessoa. E qualquer pessoa inclui chefe, colegas de trabalho, colegas de escola/faculdade, família, professores e até mesmo tarados e assaltantes. Menores de idade devem tomar ainda mais cuidado e não entrar em comunidades que revelem os lugares que frequenta (especialmente escola), para evitar a possibilidade de sequestro. Melhor se prevenir do que remediar.

Juliana Carpanez Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário