quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Edital do leilão da concessão privada do novo aeroporto deve ser lançado em agosto


O lançamento do edital do leilão que vai escolher o consórcio privado responsável pela conclusão das obras e operação do aeroporto de São Gonçalo do Amarante foi marcado para agosto. A decisão foi anunciada em reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira (26) na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, entre o presidente da instituição, Luciano Coutinho, e a governadora Wilma de Faria. A audiência no BNDES foi marcada na semana passada pelo presidente Lula, que determinou agilidade nas obras do aeroporto.


Durante a reunião, que durou cerca de duas horas, técnicos e diretores do banco descreveram o andamento atual dos estudos técnicos que culminarão com a modelagem do processo de concessão. O cronograma até o lançamento do edital prevê a realização de consulta pública às minutas do edital e do contrato de concessão, bem como a análise prévia do Tribunal de Contas da União.


Luciano Coutinho relatou à governadora que o BNDES tem sido procurado por várias empresas de grande porte, nacionais e internacionais, interessadas em disputar a concessão do novo aeroporto em Natal, dada a atratividade do projeto, em sinal claro de que a crise econômica não está afetando este tipo de projeto de longo prazo.


"Este projeto precisa ser referência porque ele é o primeiro de várias outras concessões privadas que deverão ocorrer na infra-estrutura aeroportuária do país, um novo modelo que estamos trabalhando para o setor", afirmou o presidente do BNDES.


A governadora Wilma de Faria reiterou a necessidade de máxima agilidade na concessão, visto que a Zona de Processamento de Exportações (ZPE), que é um projeto atrelado ao aeroporto, está avançando e deverá ter sua regulamentação assinada pelo presidente Lula no próximo dia 13 de março, na reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, que ocorrerá junto com o Fórum dos Governadores do Nordeste em Montes Claros, Minas Gerais.


Participaram da reunião no BNDES, o secretário estadual de Planejamento e Finanças, Vagner Araújo, e o presidente da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN), Nélson Tavares.

www.rn.gov.br / NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário