quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Marketing Político na Internet

Introdução


Permanece, na classe política, um tabu em torno da associação das palavras "marketing" e "política". Tabu esse que gera alguns preconceitos, confusões e que propaga e enraíza, cada vez mais, a ideia de que o marketing político é a deturpação e corrupção da política, posto que nada mais é do que a venda do político em troca do voto, onde, via de regra, o eleitor sai burlado. A embalagem, trabalhada pelo marketing, não reflecte o conteúdo. É a vitória da imagem sobre o discurso político.É interessante notar que marketers e políticos produzem discursos quase opostos e contraditórios a respeito do marketing político e da Internet.Desta forma, um dos objectivos desta obra é demonstrar que o marketing político traz muitos benefícios à democracia. Se bem gerido, e aplicado, permite aos cidadãos estarem mais inteirados da realidade política, pode tornar o exercício da política mais responsável, tanto para políticos como cidadãos. E a Internet vem permitir a interacção destes dois agentes, dar mais liberdade de expressão aos cidadãos e a pequenas forças políticas que, face aos tradicionais meios de comunicação social, têm muita dificuldade em fazer passar a sua mensagem.""Marketing político é: saber informar e comunicar com o eleitor, é saber orientar e direccionar as ideias do partido/candidato/governo em função das necessidades que se detectam, é definir claramente quem é o público a que se está a servir (o segmento de mercado) e potenciar relações duradouras com esse público alvo. E tem no marketing eleitoral a sua faceta mais popularmente conhecida, o que muitas vezes leva a que sejam tidos como iguais.Em termos governamentais, o marketing político é o ajustar as medidas às necessidades da Nação, aos anseios dos cidadãos, no sentido de os servir sempre melhor. É aproximar o governo dos governados. Afinal o governo tem como patrão o povo."


A Autora
Ana João Sepulveda é Mestra em Estudos Americanos pela Universidade Aberta e Licenciada em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa.Actualmente é responsável pela área de Internet Market Research da Mentorb IT - Consultoria em Tecnologias de Informação (empresa do grupo Novabase) e Membro do Centro de Estudos Americanos do Instituto de Estudos de Pós-Graduados da Universidade Aberta.Desde 1996 a trabalhar em estudos de mercado relacionados com a Internet e novas tecnologias. Conta, ainda com diversos artigos publicados sobre estes temas.
http://www.centroatl.pt/titulos/si/marketing_politico_na_internet.php3#

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