quarta-feira, 8 de junho de 2011

Vamos conviver com a dengue por muito tempo

Na manhã de hoje, 08 de junho, a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Antônio Jácome, esteve reunida com o Secretário Estadual de Saúde, Domício Arruda, com a Secretária Municipal de Saúde de Natal, Maria do Perpétuo, e com a sub coordenadora de vigilância epidemiológica , Juliana Arraújo, para debater a epidemia de Dengue no RN.

De acordo com o secretário Domício Arruda, a Dengue ainda será problema por um longo período, “Vamos conviver com a dengue por muito tempo, antes de controlar de vez essa doença, teremos que ter abastecimento interrupto de água , abolindo as caixas d’água e qualquer outro tipo de armazenagem de água, como acontece em outros países onde a Dengue foi abolida ou com a criação da vacina”, relata o secretário.

Somente nestes primeiros meses cerca de 14 mil casos de Dengue foram notificados e a previsão é de 3 mil casos a mais até o final do período considerado de risco, que ainda dura de 45 a 60 dias. Deste total 4 casos evoluíram a óbito e 20 outros casos estão sob suspeita.

A Secretária de Saúde Estadual vem monitorando, através dos centros de vigilância estruturada, a situação das cidades do interior do estado. Em Natal onde a situação é mais grave de todo o RN, as Secretarias estadual e municipal trabalham em conjunto.

Em Natal foram contratados mais 150 agentes de saúde, além dos 400 que já existiam, eprefeitura criou o Centro de Hidratação, localizado no bairro de Cidade da Esperança, região oeste da cidade e onde existe o maior número de incidência do mosquito.

Unindo a isso mutirões de limpeza do lixo vem sendo realizados pela Urbana em vários bairros da cidade, tentando reduzir o número de casos.

Os gestores foram unânimes em dizer que o trabalho de educação nas escolas e de informação a população são importantíssimos para a prevenção da doença e classificaram o carro fumacê como última arma neste combate ao mosquito.

Também estiveram presentes a reunião os deputados Fabio Dantas, Marcia Maia, Poti Junior e Hermano Morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário