segunda-feira, 26 de março de 2012

Educação de São Gonçalo conta com núcleo de ensino para portadores de deficiência

A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo do Amarante ampliou a estrutura do Núcleo de Apoio ao Aluno Surdo – NAAS, para atender aos alunos portadores de necessidades especiais das escolas da rede pública de ensino. O Núcleo funciona nos  turnos matutino e vespertino, no prédio da SME, e conta com uma equipe multiprofissional, incluindo, fonoaudióloga, educadores e instrutores, que desenvolvem o trabalho especializado com os estudantes.
Atualmente, o NAAS atende 45  alunos que são encaminhados pelas escolas municipais, mas, segundo a educadora Iseyde Matias, há uma parceria com os estabelecimentos de educação do Estado que enviam estudantes nessas condições.  A prefeitura investiu na capacitação dos professores para prestar o serviço a esse público composto por alunos portadores de necessidades especiais.

A educadora informou também que os alunos são  matriculados em uma escola, onde assistem aula em um turno e, no outro, participam das ações inclusivas do NAAS. Para os estudantes se deslocarem até a sede do núcleo,  a prefeitura disponibiliza os vales transportes. As aulas são ministradas durante duas horas. Nesse período, os acompanhantes dos alunos, geralmente, as mães também participam de cursos de artesanatos.

De acordo com Iseyde, que trabalha nessa área há nove anos, e foi capacitada por que a prefeitura investiu na sua carreira, os alunos são muitos receptivos aos conhecimentos trabalhados por meio de jogos, filmes e a linguagem dos sinais. “Para mim as aulas são boas por que esse é um meio de me comunicar com os colegas”, declarou a estudante Valdenira da Silva, da comunidade de Coqueiros.

“O importante para mim, enquanto educadora, é proporcionar ao aluno surdo a oportunidade dele ser alfabetizado. Me sinto realizada com o trabalho que faço para pessoas que necessitam de uma educação especial. A prefeitura investiu em mim agora sou uma especialista na área de educação inclusiva”, declarou a educadora.

Além do Núcleo, a SME também possui 20 salas de aulas em funcionamento nas escolas municipais, para atender alunos com necessidades especiais. A mãe de Valdenira declarou que essa é uma oportunidade que sua filha está tendo para aprender melhor, num ambiente preparado e com conforto. “Minha filha está enriquecendo os seus conhecimentos, e hoje já percebo diferença no que está ela está aprendendo” destacou a mãe da aluna.



Fotos: Isaías Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário