quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

INAUGURAÇÃO DO PAVILHÃO ROGÉRIO COUTINHO MADRUGA

LOCAL: Penitenciária Estadual Dr. Francisco Nogueira Fernandes (Alcaçuz/RN)
DATA: 31.12.10 (sexta-feira)
HORÁRIO: 11.00 hs


INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

UNIDADE: construída a partir da utilização de monoblocos fabricados com concreto de alta resistência, a unidade prisional foi projetada para abrigar 402 detentos dentro das ações continuadas do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, especialmente na Região Metropolitana de Natal,para o enfrentamento do déficit carcerário. Para garantir a segurança operacional, a circulação dos detentos é separada dos agentes prisionais, que abrem e fecham as portas das celas, bem como controlam e operam todas as instalações elétricas e hidráulicas por uma passarela superior.

INFRAESTRUTURA: o prédio possui 2.880,31 m² de área construída e as seguintes instalações: 52 Celas, dispostas em 4 eixos distintos (Galerias), sendo duas delas individuais de isolamento, administração, alojamento e vestiário dos agentes, espaço para triagem, depósito de lixo, estação de tratamento de esgotos, , salas multifuncionais, salas de aula, solários e parlatórios.As instalações hidráulica e elétrica são externas, para que os internos não possam ter acesso, e o mobiliário é resistente a vandalismo. Entre elas serão colocadas passarelas para que os agentes possam circular sem ter contato com os detentos e controlar a abertura e o fechamento das celas.

As celas possuem pintura permanente, as paredes não permitem perfuração e a rede elétrica é planejada para funcionar com equipamentos que consomem pouca energia. As janelas são em grade de aço temperado.

O novo sistema, adotado em alguns estados brasileiros, é o mais moderno do país e considerado sem risco de fuga. O concreto usado na construção dos monoblocos é o CAD (concreto de alto desempenho) e o acabamento feito com GRC, um concreto de alta resistência. Assim, não existe a possibilidade de serem cavados túneis.

Segundo o engenheiro José Antônio da Nóbrega, da SEJUC, a empresa Verdi Construções S.A, do Rio Grande do Sul, responsável pela obra é a única no país a adotar o sistema e fez um extenso trabalho de pesquisa para chegar ao resultado final. “Além de não haver risco de fuga, a segurança é maior para os agentes penitenciários, por não haver o contato com os detentos”, garantiu o engenheiro

INVESTIMENTO TOTAL: R$ 10.980.000,00 (Recursos próprios do Governo do Estado)
CONSTRUTORA : VERDI CONSTRUÇÕES S.A (PORTO ALEGRE/RS)
PRAZO DA CONSTRUÇÃO : 120 DIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário