quinta-feira, 15 de abril de 2010

Grupos de trabalho definem ações de combate à exploração sexual

As ações de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes em Natal começaram a ser planejadas nesta quarta-feira (14) na Câmara Municipal do Natal Nesta manhã, foram organizados cinco grupos intersetoriais que irão trabalhar a logística para o Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Cada grupo ficará responsável por uma das ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. No dia 15 haverá uma mobilização em shoppings e aeroporto, no dia 16 uma caminhada na orla de Ponta Negra com a participação de crianças, adolescentes, famílias, organizações, dando visibilidade à causa. Para o dia 17 de maio acontece um fórum para a constituição do programa Rede de parceiros no combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. No dia 18, a vereadora Júlia Arruda propôs uma audiência pública. Entre os dias 17 a 21 de maio haverá uma semana de mobilização nas escolas de Natal.

A vereadora Júlia Arruda (PSB) acompanhou toda a movimentação que partiu em decorrência da audiência promovida pela vereadora Júlia Arruda, no dia 23 de março, sobre as ações preventivas contra o sexo-turismo e a exploração sexual infanto-juvenil como parte dos preparativos para a copa do mundo de 2014. No último dia sete de abril, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) promoveu uma reunião inicial sobre o tema no auditório da Câmara Municipal do Natal (CMN).

Segundo Júlia a idéia principal é articular os esforços que hoje se encontram disseminados em diversos órgão e entidades. “Observamos que existem muitas iniciativas boas espalhadas em um só sentido. Sabemos que o crime é organizado e a idéia é que as frentes de combate também se organizem. Temos a mobilização de parceiros importantes como os shoppings, aeroporto, Infraero, Associação Brasileira de Hotelaria que irão somar forças para combater a violência sexual infanto-juvenil em Natal. Esperamos agregar cada vez mais parceiros nessa luta”, declara a parlamentar.

Além da data alusiva e dos dias de campanha, a vereadora pretender implementar um calendário anual de atividades de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. “Estou otimista com esta mobilização. Neste momento desenhamos uma articulação dos trabalhos que certamente renderá resultados positivos para a população”, ressalta.

Júlia deu entrada a um projeto de Lei que obriga a adesivagem de campanhas educativas em ônibus e táxis. Segundo a assessoria da parlamentar, os bugueiros também se mostraram engajados na campanha. Existe um grande interesse da Comissão de Legislação da Câmara em acelerar o trâmite nas comissões para que seja votado o projeto em tempo hábil para a campanha.
Assessoria de Comunicação da
Câmara Municipal do Natal - ASSECAM
Telefone: 3232.9426
Site: www.cmnat.rn.gov.br
Fotos: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário