Grupo intensifica reuniões para fazer grande mobilização em maio
Ações para valer e melhor: planejadas. O grupo intersetorial formado a partir de audiência pública promovida no dia 23 de abril pela vereadora Júlia Arruda para combater o sexo-turismo e a exploração sexual infanto-juvenil está totalmente empenhado para acabar, ou pelo menos minimizar a prática criminosa na capital. Tanto que a cada reunião, o número de parceiros aumenta.
Na manhã desta quarta-feira (14), durante o segundo encontro em que sub-grupos foram formados para planejar ações diárias em alusão ao 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, ficou determinada uma agenda intensa de debates para toda a próxima semana, com exceção do feriado de Tiradentes, no dia 21 de abril.
A razão de tanto empenho é de fácil compreensão. A prática criminosa está sendo camuflada na capital, com oferta de programas de sexo inclusive em shoppings, através de books, e a sociedade civil organizada e poder público tenta reagir à essa cadeia já organizada, formando assim uma Rede. Segundo ressalta a vereadora Júlia Arruda, boas ações vinham acontecendo, no entanto sem que fossem articuladas.
O propósito é unir forças, mas não apenas para uma semana de mobilizações, que acontecerá em maio. “Queremos que essa rede que está sendo formada agora continue e tenhamos um calendário de ações para todo o ano”. A parlamentar lembra ainda que esse trabalho foi iniciado em vistas a Copa 2014, período em que o estado receberá o maior número de visitantes de sua história.
Otimista e satisfeita com o rumo que o grupo está tomando, Júlia comemora a participação cada vez maior de representantes da sociedade civil organizada. Nesta quarta-feira, compareceram pela primeira vez diretores do Natal Shopping e Praia Shopping. Também passaram a somar nas discussões e sugestões, servidores das secretarias municipais de saúde, educação, além de representantes de universidades.
Contudo, o grupo quer mais. No encontro de hoje ainda foram lamentadas ausências de autoridades consideradas essenciais para a eficiência das ações, como Ministério Público, Juizado da Infância e da Juventude, Polícias Militar, Civil, Rodoviária e mais entidades que trabalham a questão. “Observamos que existem muitas iniciativas boas espalhadas. Sabemos que o crime é organizado e a ideia é que as frentes de combate também se organizem. Temos a mobilização de parceiros importantes, mas esperamos agregar cada vez mais parceiros nessa luta”, declara a parlamentar.
LEI
Júlia Arruda deu entrada a um projeto de Lei que obriga a adesivagem de campanha permanente de combate a pedofilia e exploração sexual contra crianças e adolescentes veiculada em ônibus, transportes alternativos e taxis.
Bugueiros também se mostraram engajados na campanha. Existe um grande interesse da Comissão de Legislação da Câmara em acelerar o trâmite nas comissões para que seja votado o projeto em tempo hábil para a campanha.
GRUPOS
Cada sub-grupo ficou responsável por uma ação específica. No dia 15 haverá uma mobilização em shoppings e aeroporto, no dia 16 uma caminhada na orla de Ponta Negra, com a participação de crianças, adolescentes, famílias, organizações, dando visibilidade à causa. Para o dia 17 de maio acontece um fórum para a constituição do programa Rede de parceiros no combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. No dia 18, a vereadora Júlia Arruda propôs uma audiência pública. Entre os dias 17 a 21 de maio haverá uma semana de mobilização nas escolas de Natal.
Dessa maneira, na próxima segunda (19) uma reunião acontece na Fiern, no dia 20 na Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), no dia 22 na Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e no dia 23 novamente na Semdes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário