A Câmara Municipal do Natal realizou uma audiência pública nesta terça-feira (13) para debater o tema “Cemitérios Públicos Municipais– Gestão, Ampliação e Necessidade de Construção de Novos”. A iniciativa partiu da vereadora Júlia Arruda (PSB) que mostra preocupação com a falta de vagas nos oito cemitérios públicos de Natal.
A discussão é provocada pela insatisfação popular, que reclama da falta de lugar digno para enterrar seus entes queridos. A situação chega ao ponto de coveiros e diretores dos cemitérios improvisarem covas próximas a muros ou entre túmulos. Para se ter uma ideia, o cemitério em uso “mais novo” é o de Pajuçara, que já tem 20 anos de construção. Nesse período, somente a população de Natal aumentou em 200 mil pessoas aproximadamente, segundo números do IBGE
O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Flávio Fonseca, informou que o cemitério do Planalto está pronto desde de 2007, no entanto existem entraves legais por não ter sido construído dentro dos padrões exigidos ambientalmente.
A presidente do sindicato dos trabalhadores, Soraia Godeiro, associou o descaso à falta de políticas públicas. Segundo a sindicalista, desde 85 não há novos cemitérios municipais. Também há uma falta de servidores concursados. “Só existe oito coveiros concursados e o restante terceirizado. Em 2006 houve um concurso público, com 15 vagas e até agora nenhum aprovado foi chamado. No compromisso firmado com a Prefeita, foi acordado que até novembro serão chamados os concursados”, relata. Soraia também denunciou a falta de guardas municipais que, segundo ela, os 445 guardas não são suficiente para a demanda atual.
O representante dos administradores de cemitérios de Natal, Reginaldo Dantas, ressaltou a necessidade do funcionamento do novo cemitério do Planalto. “Precisamos enterrar os entes queridos com dignidade. Vamos torcer para que o impasse na licença ambiental seja em breve solucionado”, declara.
Júlia Arruda lamentou a ausência do secretário do meio ambiente no debate e assumiu o compromisso de formar uma comissão para cobrar a solução desta questão.
Câmara Municipal do Natal - ASSECAM
Telefone: 3232.9426
Nenhum comentário:
Postar um comentário