segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Cerca de 4 mil idosos estarão reunidos em evento esportivo-cultural


Cerca de 4 mil idosos estarão reunidos em evento esportivo-cultural

As atividades serão iniciadas nesta quarta, proporcionando intercâmbio e ações de cidadania entre pessoas da terceira idade

Nos próximos dias 25, 26 e 27 de novembro usuários de diversas instituições voltadas à terceira idade movimentarão o IFRN (Av. Sen. Salgado Filho, 1559 - Tirol), local onde acontecerá, simultaneamente, a VI Olimpíada da Terceira Idade, o IV Festival Cultural da Terceira Idade e a IV Feira de Artesanato “Cantinho da Vovó”, realizados pela ONG MEIOS (Movimento de Integração e Orientação Social).
Os eventos objetivam ampliar as possibilidades de inclusão da pessoa idosa no meio familiar e social, através da prática desportiva e das manifestações de arte e cultura, proporcionando bem-estar físico, mental e social. A cerimônia de abertura será realizada no dia 25, às 15h, e congregará cerca de 4 mil participantes, entre competidores, torcedores e expositores, cumprindo todos os protocolos existentes nos grandes eventos desportivos, como: hino nacional, desfile das delegações, tocha olímpica e juramento.
Na VI Olimpíada, cerca de 1 mil “atletas da terceira idade” competirão em modalidades como pesca, natação, atletismo, voleibol, basquetebol, futsal, tênis de mesa, baralho (buraco e sueca), dama, dominó e aliado. Danças folclóricas e de salão abrilhantarão o IV Festival Cultural, somadas a músicas e poesias, incluindo a participação especial do Grupo Teatral 3º Ato da UnATI (Universidade Aberta para a Terceira Idade), que levará ao palco o universo criado por Ariano Suassuna, através da peça “O Casamento Suspeitoso”.
Outro atrativo será a IV Feira de Artesanato “Cantinho da Vovó”, que agregará exposição e comercialização de artigos produzidos por idosos assistidos por associações, clubes, instituições governamentais e não governamentais, incluindo também oficinas de artesanato, shows culturais de diversos grupos de idosos e dos “Meirinhos do Forró”.
As iniciativas contarão com uma expressiva participação de idosos atendidos pela ONG MEIOS, através dos centros de convivência Marly Sarney e Ivone Alves, localizados em Natal, e o José Sarney, em Mossoró, além de grupos de idosos de Caicó e do Programa de Atenção aos Grupos de Idosos de Natal. Incluindo, ainda, diversas instituições de Natal (Associação Inaraí, ABCMI, ARPI, ATIVA, FACEX, FAL/FATI, GEAP, Grupo de Idosos Pirangi do Sul, IFRN, Instituto Juvino Barreto, LAE, Pastoral do Idoso, Solar Geriátrico, UFRN e UnP/UNATI ), e prefeituras dos municípios de Extremoz, Macaíba, Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e São José de Mipibu.
Realizados pela ONG MEIOS, os eventos têm o apoio do Governo do Estado, através da SETHAS, SESED, SEJUC, SESAP, SEEL, CODESP, FJA, CAERN, POLÍCIA MILITAR, CORPO DE BOMBEIROS MILITAR, DETRAN e de empresas como DROGARIA AMADEUS, CLAN e NUTRIDAY, além da parceria de órgãos como CEDEPI, CODIMM, IFRN, UFRN, CMI, SEMSP, CRESS, ASPOART, STTU, ARQUIDIOCESE e MINISTÉRIO PÚBLICO.

VI OLIMPÍADA DA TERCEIRA IDADE, IV FESTIVAL CULTURAL DA TERCEIRA IDADE E IV FEIRA DE ARTESANATO “CANTINHO DA VOVÓ”
ABERTURA: 25 de novembro de 2009
HORA: 15h
LOCAL: IFRN / RN (Av. Sen. Salgado Filho, 1559 – Tirol – Natal / RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário