terça-feira, 17 de novembro de 2009

Câmara Municipal apóia a luta pela construção do Hospital geriátrico

A Câmara Municipal do Natal discutiu em audiência pública nesta terça-feira (17), por iniciativa do vereador Aquino Neto (PV), a criação do hospital geriátrico e a aposentadoria sobre os benefícios dos aposentados e pensionistas. Segundo o vereador, dados registram que 4,2% dos adultos de 15 a 59 anos foram hospitalizados pelo menos uma vez ao ano, enquanto na faixa etária de 70 anos em diante o número quadriplica. ”É preocupante saber que os idosos dependem em grande número dos serviços de saúde e muitas vezes não encontram”, ressalta.

O Presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas, Luís Fabrício, lembrou que a construção desse hospital será de grande valia para os mais humildes que não têm como pagar um plano de saúde. O representante da federação dos aposentados e pensionistas, José Paulino, lembrou que o país não é mais um país de jovens. Segundo ele, no estado existe 370.000 idosos.

O vereador Enildo Alves (PSB) destacou a importância da continuação da construção do hospital geriátrico para atender a demanda crescente de atendimento, uma vez que a expectativa de vida dos idosos é crescente. “Esse hospital deve ser referência no estado. Proponho que possamos elaborar um documento fruto dessa reunião para ser encaminhado para a bancada federal”, sugere. O Dr.Paulo Lopo Saraiva, advogado, se prontificou a redigir o documento que será encaminhado ao Congresso Nacional.

De acordo com Raniere Barbosa (PRB), o hospital estava sendo construído com recursos federais e hoje está parado. “Precisamos de mobilização política em todas as escalas de governo no sentido de continuar essa obra. Assim como de políticas objetivas que retirem os idosos da ociosidade e melhore a qualidade de vida”, relata. Aquino Neto declarou que atualmente o local da construção serve para abrigar vândalos que recolhem os últimos objetos, como vasos sanitários, fiação.

Assessoria de Comunicação da
Câmara Municipal do Natal - ASSECAM
Telefone: 3232.9426
Site: www.cmnat.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário