sábado, 21 de novembro de 2009

Antiga via foi feita pelos americanos

Dividida em três trechos localizados entre o condomínio Buena Vista e o hipermercado Makro, a pista velha foi responsável pelo desenvolvimento econômico e crescimento habitacional de toda Zona Sul de Natal. Antes da primeira duplicação da BR-101, a pista velha - construída nosanos 40 - ligava o centro de Natal à Base Áerea, localizada em Parnamirim. De acordo com o pesquisador Marinho Neto, antes da construção da Parnamirim Road, os militares norteamericanos precisavam percorrer um trajeto de três horas, via Macaíba, para se deslocar entre os dois pontos. Trafegar pela pista atual não era uma tarefa fácil. O terreno arenoso e a elevação das dunas provocavam colisões entre os veículos.

A solução encontrada pelos norteamericanos foi a construção de uma pista que ligava a Praça Cívica, no centro de Natal, à base área, onde os aviões eram abastecidos e seguiam para África ou Estados Unidos. O trabalho foi uma combinação de esforços entre potiguares e norteamericanos. Dos Estados Unidos, veio o asfalto e a tecnologia. Do Rio Grande do Norte, o barro e a mão de obra. Toda a pista ficou pronta em apenas três meses sob coordenação dos norteamericanos. Marinho explica que antes da construção da pista velha, todas as estradas do estado eram de barro.

Por Parnamirim Road, passaram figuras ilustres, como por exemplo, o presidente Roosevelt dos Estados Unidos e o presidente Getúlio Vargas do Brasil, além de reis e rainhas da Arábia Saudita. Os pesquisadores da Fundação Rampa lutam para que pelo menos esta parte da história seja preservada. Eles propõe o tombamento de parte da pista e a construção de um monumento em homenagem à obra no próprio local. "Não sou contra a duplicação da BR 101", justifica Marinho.

Ação

Em 2004, o pesquisador entrou com uma ação no Ministério Público Federal solicitando que os resquícios da pista velha fossem preservados. Segundo Marinho, na época, o Dnit já planejava realizar obras nas marginais da BR 101. Por trás da denúnica, o interesse em preservar parte da memória do estado.

O secretário da Fundação Rampa, Augusto Maranhão, explica que Parnamirim Road foi um grande avanço para todo o estado, e que por isso, precisa ser preservada. Segundo ele, depois que a situação da estrada foi denunciada pelo Ministério Público, o Dnit foi notificado pelo Ministério Público por fazer um trabalho naquele trecho."Nosso objetivo não é ir contra o progresso, mas preservar o passado".

DIARIO DE NATAL

Cidades
Edição de sábado, 21 de novembro de 2009

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