quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Deputado Fábio Faria propõe regulamentação da profissão de bugueiro

Os bugueiros têm desempenhado, ao longo dos anos, um papel de grande importância para o incremento do turismo no litoral do Rio Grande do Norte e em localidades do interior que possuem dunas e áreas alagadas. Atividade que atrai visitantes e gera renda para o Estado. Um projeto do deputado federal Fábio Faria (PMN) pretende regulamentar essa profissão em todo o Brasil, promover segurança para turistas e assegurar os direitos dos profissionais.

“Essa é uma atividade fundamental para o turismo nas cidades litorâneas. Os bugueiros trabalham sob o sol forte, uma profissão insalubre, mas são contratados como motoristas ou atuam como autônomos. Nossa proposta é corrigir isso e permitir que estes profissionais possam ter acesso aos benefícios do registro profissional, inclusive financiamento para renovação da frota”, explica Fábio Faria ao lembrar que as dunas móveis da praia de Jenipabu, famosas internacionalmente por sua exuberância, não seriam apreciadas pelos milhares de turistas que visitam o Estado anualmente não fossem os bugueiros.

Atualmente, o Rio Grande do Norte possui 726 bugueiros registrados, mas a atividade pode ser incrementada a partir da regulamentação da profissão e pelos investimentos que serão realizadas no setor até 2014, quando Natal sediará jogos da Copa do Mundo. Segundo Paulo Henrique Severo Soares, presidente do Sindicato da categoria, o Sindbuggy, este é um pleito antigo e a tramitação dessa proposta a nível nacional é de grande relevância. “Nós somos os cicerones dos turistas, apresentamos os cenários mais bonitos e fazemos eles se apaixonarem pelo nosso Estado”, afirma.

O projeto de Fábio Faria define critérios para o exercício da atividade, começando pela exigência de cursos de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos. O profissional também deverá ter um alvará municipal ou permissão específica dos órgãos competentes do seu município e será cadastrado na Secretaria de Turismo da cidade em que exerce tal atividade. O projeto ainda classifica os bugueiros profissionais em: permissionário, o proprietário do veículo que possui permissão dos órgãos competentes; empregado, quando contratado por uma empresa que possua permissão para explorar o serviço; e colaborador auxiliar, para aqueles motoristas autorizados.

“É um sonho da categoria que vemos começar a caminhar pela atuação do deputado Fábio Faria. Essa regulamentação vai nos permitir ter uma aposentadoria com tempo diferenciado por tratar-se de uma atividade insalubre, poderemos adquirir novos veículos e vamos contribuir ainda mais com o desenvolvimento do turismo”, afirma o bugueiro Eduardo Pires. Ele faz questão de dizer que o Rio Grande do Norte é referência em passeios de bugue para o país e nada mais justo que um parlamentar potiguar levantar essa bandeira.


Acesse também:
www.portalfabiofaria.com.br
www.twitter.com/fabiofaria33

Nenhum comentário:

Postar um comentário