O livro “Narrativas do Corpo – Textos de Psicopatia Fundamental” é a primeira obra de psicanálise escrita e editada em João Pessoa. O texto de apresentação é de Maria Helena Fernandes, doutora em psicanálise e psicopatologia pela Universidade de Paris VII e conta com a colaboração de vários profissionais, entre eles a psicanalista potiguar, Eugênia Chaves.
A coletânea trata de vários elementos que mostram que o corpo deixou de pertencer ao ambiente privado e passou a fazer parte do espaço público. Com isso surge uma série de problemas de interesse da psicanálise como a obsessão pela magreza, os variados distúrbios alimentares, a compulsão para fazer exercícios físicos, as excessivas e múltiplas intervenções cirúrgicas, a sexualidade compulsiva, o horror do envelhecimento e da passividade.
O livro é fruto de dois anos de trabalho do projeto de pesquisa “Corpo, Pulsão e Linguagem” no Espaço Psicanalítico (Epsi), instituição de ensino da psicanálise. Os autores, em cada texto, expõem idéias e convidam o leitor “a compartilhar seus questionamentos teóricos e experiências clínicas e a refletir, com consistência e rigor, a respeito das possibilidades de compreensão dos usos e lugares do corpo na psicopatia contemporânea”, completou a psicanalista.
O livro “Narrativas do Corpo – Textos de Psicopatologia Fundamental” foi editado pela Editora Universitária/ Epsi. Em 146 páginas traz artigos organizados por Neuma Barros, Iraquitan de Oliveira Caminha e Ronaldo Monte. Além dos três organizadores, os autores dos textos são: Bartira Rodrigues Cortez, Dorcas Luisa Barretto, Eugênia Chaves, Glória Carvalho Barros, Isabela Arteiro e Ursula Patrícia Neves Leitte. A eles uniu-se Edilene Freire de Queiroz, professora titular e coordenadora do Laboratório de Psicopatologia Fundamental e Psicanálise da Unicap, de Recife, que também colabora com um artigo.
Serviço: Data: 14.08.09 Hora: 19h Local: PotyLivros do Shopping Orla Sul (Engenheiro Roberto Freire - 1604) Contato: Eugênia Chaves (psicanalista) 84 9981-7530 / 3202-2088 (clínica Psiqué)
Nenhum comentário:
Postar um comentário