Nesta quarta-feira (19), duas leis de autoria da vereadora Júlia Arruda (PSB), foram promulgadas pela Câmara Municipal do Natal: a campanha educativa permanente de orientação a crianças e adolescentes sobre os riscos do tabagismo e o plantio da “Xanana”, flor que simboliza a cidade, nos projetos paisagísticos locais.
Júlia avalia que as leis trarão grandes avanços para a saúde e o meio ambiente natalense. Em sua opinião, a mais importante é a campanha que previne o início do consumo de cigarro junto à juventude, por considerar que a prevenção é a principal arma na luta contra o tabagismo.
“Todos sabem que prevenir é melhor do que remediar. Com essa lei, a nova geração de jovens já crescerá conscientizada sobre os males do cigarro, e também pode se tornar conscientizadora, junto aos adultos que fumam. Como medida preventiva, a campanha vai afastar as crianças das drogas lícitas que, segundo muitos especialistas, é a porta de entrada para as drogas ilícitas”, ressaltou a parlamentar. Ela lembrou que o Ministério da Saúde indica que o tabagismo geralmente se inicia aos 13 anos.
Veiculada pela mídia impressa, falada e televisiva, a campanha ficará sob responsabilidade das secretarias de saúde, educação e esporte, em articulação com organizações não governamentais. O principal alvo serão escolas e espaços de convivência dos jovens. Diante disso, as empresas que promovem eventos esportivos e culturais voltados para esse público ficam obrigadas a veicular a campanha.
Além disso, técnicos competentes na área irão distribuir cartilhas de orientação com dados acerca dos riscos e doenças decorrentes do tabaco em colégios, faculdades, universidades, academias de ginástica e ginásios de esportes. Eles também vão desenvolver estratégias de mobilização em conjunto com os órgãos envolvidos, como projetos e concursos relativos ao tema, que tenham premiações simbólicas.
Já a priorização do plantio da Xanana em canteiros, praças e espaços públicos, além de embelezar a cidade, irá reduzir os gastos com adubo e água, por ser uma flor que floresce durante o ano todo, em qualquer terreno e não precisa ser regada. “O plantio da Xanana irá economizar água, um recurso natural tão essencial para a preservação do meio ambiente e da nossa saúde”, observou Júlia.
Para mais informações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário