quinta-feira, 16 de julho de 2009

Lei institui capacitação para preparadores de comidas típicas

Agora é lei. O projeto apresentado pela vereadora Júlia Arruda (PSB) que estabelece um curso de capacitação para preparadores de comidas tipicamente potiguares foi promulgado na quarta-feira (15). Os produtores agora deverão possuir habilitação para preparar, manipular e comercializar seus produtos, e poderão vendê-los em pontos comerciais da Prefeitura.


“Essa lei vai valorizar a gastronomia potiguar e ao mesmo tempo preservá-la, gerando trabalho e renda, principalmente para a população mais carente. Além disso, esses profissionais estarão melhor preparados para receber os turistas da Copa de 2014”, ressaltou a vereadora.


Com a duração de 120 horas, o curso será dado pela Secretaria Municipal de Turismo em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social e instituições de ensino profissionalizante, como universidades, faculdades, SENAC e SEBRAE.


Os alunos irão aprender desde o preparo de comidas típicas de acordo com as receitas tradicionais, até os ingredientes que compõem as receitas, dentro dos padrões especificados no levantamento documental de saberes e modos de fazer, do Ministério da Cultura. Também serão ensinadas as condutas de higiene, de segurança no manuseio de alimentos, técnicas de venda e de bom atendimento ao cliente e noções de gerenciamento de negócios.


Uma prova será aplicada ao final da capacitação. Os que forem aprovados poderão comercializar seus produtos em pontos de venda da Prefeitura - como quiosques e mercados públicos - gratuitamente, durante dois anos, podendo ser prorrogado.

Daniele Lisboa .

Assessora de Imprenssa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário