quarta-feira, 1 de abril de 2009

Décima Central do Trabalhador do RN será inaugurada em maio na zona Norte de Natal


O Governo do Estado vai inaugurar em maio mais uma Central do Trabalhador em Natal. A nova unidade, que será especializada na qualificação profissional e no encaminhamento ao mercado de trabalho de pessoas com deficiência, será instalada no conjunto Santarém, na zona Norte da cidade. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (1º) pelo secretário estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Fabian Saraiva, durante visita da governadora Wilma de Faria à Central do Trabalhador do bairro de Cidade da Esperança.
A nova Central do Trabalhador será a décima em funcionamento em todo o Estado e vai oferecer os mesmos serviços das outras unidades: cursos de qualificação profissional em diversas áreas como vendas, contabilidade, informática, idiomas, estética e artesanato, além de assistência social, psicológica, jurídica, encaminhamento ao emprego e café da manhã ao preço de apenas R$ 0,30. "O público alvo serão pessoas com algum tipo de deficiência, mas qualquer pessoa poderá utilizar os serviços da Central", explica Fabian Saraiva. Ele informa que a unidade da zona Norte está sendo construída em parceria com a Associação dos Deficientes Físicos do Rio Grande do Norte (Adefern), que cedeu o prédio no Santarém.
Desde que foi inaugurada, em julho do ano passado, a Central do Trabalhador de Natal já formou 156 turmas, totalizando 3.288 alunos concluintes, realizou 597 atendimentos sociais, 170 atendimentos jurídicos, 439 atendimentos psicológicos e 3.301 intermediações profissionais. No mesmo período, a unidade instalada no bairro de Cidade da Esperança serviu 3.288 cafés da manhã. Somente no mês passado foram servidos 4.800 cafés da manhã e 302 alunos concluíram cursos de qualificação profissional.
Uma das pessoas beneficiadas pela Central é a recepcionista Maria Luzineide Santos de Oliveira que, além de já ter feito diversos cursos de qualificação, trabalha na unidade de Natal. Deficiente físico, ela afirma que a unidade tem ajudado resgatar a auto-estima dos trabalhadores. "Hoje ganhamos bastante espaço no mercado de trabalho, mas ainda existe bastante preconceito. O apoio do Governo do Estado tem sido fundamental para ajudar pessoas como eu a não apenas se qualificar como se manter empregado", destaca Luzineide que além de recepcionista é penta campeã brasileira, segundo lugar das Américas e quinto lugar no mundo em halterofilismo.

www.rn.gov.br / NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário