segunda-feira, 2 de março de 2009

Governo do RN investe R$ 9 milhões para divulgação turística


O Rio Grande do Norte quer mostrar para o mundo que tem muito mais que sol e mar para oferecer aos turistas. Somente nos primeiros meses de 2009, o investimento do Governo do Estado em campanhas de divulgação e na participação em feiras e eventos internacionais soma mais de R$ 1 milhão. O montante é parte dos R$ 10 milhões anunciados pela governadora Wilma de Faria para divulgação do destino ao longo deste ano. O objetivo, neste primeiro momento, é atrair novos públicos e chamar a atenção para outros atrativos locais, com foco nos turistas de maior poder aquisitivo, que continuam viajando mesmo nesta época de crise mundial.
O presidente da Empresa de Promoção do Turismo do Rio Grande do Norte (Emprotur), Armando José, explica que as campanhas já começaram desde dezembro e foram intensificadas em 2009, chamando a atenção para outros atrativos locais, além das belas praias e das conhecidas dunas de Genipabu. ‘‘Estamos mostrando que temos outros potenciais, apostando em destinos exóticos como Pipa, Galinhos e São Miguel do Gostoso, mas também apresentando nossa estrutura para receber eventos corporativos e para o turismo náutico, de aventura, nossa cultura, história e culinária’’, explica.
De fato, o material de divulgação internacional é bastante diversificado. Vai das Serras de Martins e Florânia às inscrições rupestres do Lajedo do Soledade, passando por praias mais badaladas como Ponta Negra, Pipa e Genipabu e pelas ainda não tão conhecidas pelos estrangeiros como Galinhos e Camurupim. A campanha inclui a divulgação de peças publicitárias em revistas de bordo de grandes companhias aéreas internacionais, em revistas e sites especializados em turismo, além da adesivagem de caminhões. O material, produzido em várias línguas, está sendo veiculado na Alemanha, Holanda, Suécia, Estados Unidos e Portugal. O custo, apenas com a produção e veiculação das peças é de R$ 650 mil.
Pela primeira vez em Natal, os noruegueses Susann e Pir Hansen confirmaram à reportagem que decidiram viajar depois que viram publicações sobre o Estado em folders e revistas especializadas em turismo. ‘‘Já estamos há duas semanas e pretendemos ficar um mês’’, afirma o casal. Eles elogiaram a infra-estrutura da cidade para receber os turistas e a segurança. ‘‘Fora do Brasil ouvimos muito falar da criminalidade, mas Natal é uma cidade tranquila, com policiais na orla, o que nos deixou muito seguros, além do clima e da receptividade do povo daqui que são muito convidativos’’, comentaram.
Já Tore Sundberg gostou tanto da cidade que decidiu morar. ‘‘Estava aposentado e buscava um lugar seguro para viver. Achei Natal a cidade perfeita. Aqui voltei a trabalhar, constituí família e hoje atuo no ramo imobiliário, mostrando o que a cidade tem para outros estrangeiros’’, comenta Sundberg, que trocou a Suécia pela Vila de Ponta Negra. E garante que não se arrepende.
Além dos escandinavos, o trabalho de divulgação também segue em outros países da Europa. ‘‘Na Espanha, por exemplo, vamos desenvolver a partir de abril palestras e workshops de reapresentação do produto Rio Grande do Norte, mostrando que além das belezas naturais, que permitem a realização de esportes náuticos e outros tipos de atividades ligadas ao turismo de aventura, estamos preparados para receber grandes eventos’’, informa Armando José, da Emprotur. Em Portugal, segundo ele, o governo patrocinou a vinda de jornalistas especializados em turismo, que produziram matérias em alguns dos principais veículos de comunicação lusitanos.
Embora a Europa seja o principal pólo emissor de turistas para o Estado, o mercado norte-americano também está merecendo atenção especial. Até julho, o Rio Grande do Norte estará estampado em anúncios publicados mensalmente na revista de bordo da American Airlines. ‘‘Nós ainda não temos voos dos Estados Unidos para Natal, mas podemos ser beneficiados pelos voos que chegam a Recife e Fortaleza e credenciar o Estado a ter sua própria linha’’, afirma a gerente de promoção internacional da Emprotur, Gina Robinson.
Feiras
Além das peças publicitárias, o Rio Grande do Norte tem marcado presença nas principais feiras e eventos internacionais do turismo. No início deste ano o Estado montou estandes nas feiras de Turismo de Helsink (Finlândia), Copenhagen (Dinamarca), Oslo (Noruega) e Amsterdã (Holanda). Até o final do ano, o Estado deverá participar de aproximadamente 20 eventos internacionais, além de realizar ações individuais em potenciais países emissores de turistas. A prioridade, no momento, é estimular o turismo de luxo, atendendo a uma sugestão das operadoras de turismo e após análise do mercado diante do cenário de crise mundial.
A presença no mercado escandinavo, por exemplo, já contabiliza resultado positivo. ‘‘Além das feiras, recebemos ainda grupos de jornalistas e formadores de opinião (os chamados press trips) da Escandinávia, que ajudaram a divulgar o Estado naquela região da Europa. O resultado dessas ações é que nos 17 primeiros dias do ano houve um aumento de 7% no número de visitantes da Noruega’’, aponta Gina Robinson.
Segundo a gerente, o trabalho de divulgação do Estado na Escandinávia (região que concentra um grande número de turistas de alto poder aquisitivo) deve elevar ainda o número de visitante daquela região em 2009. ‘‘Estamos fechando uma parceria com a TAP para restabelecer a conexão da Finlândia para Natal e existe um interesse da companhia em ampliar o mercado dinamarquês para o Nordeste. Em março faremos um trabalho mais intenso para divulgação da região na Dinamarca’’, adianta Gina Robinson.
Atualmente, o Rio Grande do Norte recebe três voos charters (fretados) da Argentina por semana, procedentes de Córdoba e Rosário, que estão vindo lotados. Tanto que um deles deve continuar em operação após abril, que é o período previsto para o fim das operações. Há ainda vôos semanais procedentes da Itália e da Holanda, além dos regulares vindos de Lisboa, que trazem turistas de toda a Europa, em especial Portugal e Espanha.
Público interno ainda domina visita à Natal Mesmo com a presença dos visitantes estrangeiros são os turistas nacionais que mantém forte a atividade turística o ano inteiro. Em janeiro, Natal foi apontada como o principal destino turístico brasileiro de duas importantes operadoras nacionais, a CVC e a Tam Viagens. Para o carnaval, o Governo do Estado preparou uma campanha de divulgação que visa aumentar o fluxo de turistas brasileiros no período de folia, que está sendo veiculada nos estados de São Paulo (capital e interior) e do Nordeste.
Outra ação direcionada ao público interno é a participação do Rio Grande do Norte no Workshop da CVC, que será realizado entre os dias 11 e 12 deste mês em São Paulo, estado responsável pela emissão do maior número de turistas para Natal. ‘‘Estamos investindo R$ 200 mil somente neste evento, para implantação de um estande de 240 metros quadrados de divulgação do Estado. O governo também tem incentivado a vinda de equipes de reportagem nacional, como o Esporte Espetacular, da Rede Globo, o canal Multishow e o programa O Melhor do Brasil, da Band’’, informa o presidente da Emprotur, Armando José.
Turismo corporativo é solução para baixa temporada no RN
O turismo de eventos tem garantido boa ocupação nos hotéis mesmo em períodos de baixa estação. Desde que foi ampliado, o Centro de Convenções de Natal multiplicou o número de eventos captados e tem registrado uma média de ocupação anual de 245 dias. Em Mossoró, a implantação do Centro de Exposições e Eventos (Expocenter) também tem ajudado a incrementar o calendário de eventos da região Oeste, atraindo eventos de maior porte para além dos limites da capital.
‘‘Temos recebido entre 80 e 85 eventos de médio e grande porte por ano e as perspectivas para 2009 são bastante animadoras. Já temos confirmados diversos eventos de grande porte nas áreas industrial e médica. Não temos enfrentado nenhum problema em função da crise mundial’’, comemora o gerente da Cooperativa de Desenvolvimento Hoteleiro do RN (Coohtur), entidade responsável pela gestão do Centro de Convenções, Nailson Dantas.
Na opinião do empresário do setor hoteleiro, Sami Elali, o Estado deve investir no turismo de eventos como alternativa para evitar que a crise afete significativamente o setor. ‘‘Em janeiro e fevereiro registramos boa taxa de ocupação (segundo ele, a taxa de ocupação dos hotéis em fevereiro é da ordem de 60%, percentual que deve aumentar na medida em que se aproxima o carnaval). Mas para os períodos de baixa temporada, a saída é a captação de congressos e outros eventos para Natal’’, defende o empresário.

Fonte> DN Online

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