quinta-feira, 26 de março de 2009

Descoberta estrutura que protegia tumbas reais das chuvas

Túnel que leva à tumba de Seti I (dinastia XIX) é um dos locais protegidos pelo canal e muro antichuvas na antiga Tebas


Arqueólogos descobriram um canal e um muro de pedra em Luxor - onde ficava a antiga cidade de Tebas, capital do reino egípcio durante o Império Novo - construídos entre 1569 e 1081 a.C. para impedir que a água das chuvas alcançasse as tumbas reais, divulgou nesta quinta-feira o Ministério da Cultura do Egito. As informações são da agência EFE.
De acordo com o comunicado, os pesquisadores realizaram os trabalhos de escavação em três áreas do Vale dos Reis, que fica a 700 km ao sul do Cairo.
O chefe do Conselho Supremo de Antiguidades (CSA), Zahi Hawas, explicou que a estrutura foi encontrada na zona onde estão as tumbas de Merenptah (dinastía XIX) e Ramsés II, considerado um dos faraós mais prestigiados da história egípcia. No local, restos do muro de pedra ajudaram a identificar o bloqueio antichuva.
Na segunda área de trabalhos, situada ao sul da tumba do faraó menino Tutancâmon (1355-1346 a.C.), também foram achadas pequenas casas de pedra que teriam sido utilizadas para guardar alimentos e materiais de mumificação. Nesta mesma região, os arqueólogos encontraram ainda uma cova escavada na rocha e uma série de cabanas, anunciou o comunicado.
Por último, perto da tumba de Seti I (1314-1304), aberturas detectadas em uma outra rocha levantam a possibilidade de que exista mais um cemitério na região.
Redação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário