


Paraíso ecológico encanta pela transparência das águas e pela rica biodiversidade
Uma beleza natural impressionante, rios de água cristalina, cachoeiras, cavernas, paisagens deslumbrantes, trilhas e mergulhos. Apesar de Campo Grande ser a capital do Mato Grosso do Sul, Bonito, que está a 278 km de distância, é o grande pólo ecoturístico da região.
As principais atividades são flutuação, trilhas passando por cachoeiras, passeio de bote nos rios, como o Sucuri e o Formoso, e o mergulho até em cavernas. Um dos atrativos famosos é a gruta do Lago Azul, que tem uma beleza única. Composta por formações geológicas milenares, um belo conjunto de estalactites e estalagmites, o que mais impressiona é o intenso tom azul da água do lago.
Considerado uma das melhores atrações ecológicas do Brasil, o recanto ecológico Rio da Prata é imperdível. O passeio começa com uma trilha pela mata ciliar, onde se pode ver animais, como o macaco-prego, e árvores centenárias. O roteiro contempla não só as belezas de Bonito, mas também do município de Jardim.A caminhada termina no rio Olho D'Água, onde a flutuação de dois quilômetros a partir da nascente coloca o visitante em contato com um mundo de águas cristalinas, composto por uma infinidade de peixes coloridos e plantas aquáticas.
Mas aventura mesmo é fazer rapel no abismo Anhumas. A descida de 72 metros por uma fenda na rocha leva ao fundo da caverna com um enorme lago de águas cristalinas, onde se pode praticar mergulho. O Buraco das Araras - já no município vizinho de Jardim - também encanta turistas. Após percorrer em meio ao cerrado uma trilha ao redor de uma das maiores dolinas - espécie de depressão geológica - da América do Sul, visualiza-se uma enorme cratera totalmente formada por arenito.Esse lugar mágico é refúgio de uma diversidade de pássaros, principalmente das araras vermelhas, que fazem belos espetáculos no fim da tarde. Em seu interior fauna e flora particulares, com seu ecossistema próprio e um lago habitado por jacarés e outros répteis.
Aline Marcelino
Nenhum comentário:
Postar um comentário