da Folha Online
A Procuradoria Regional Eleitoral de Tocantins denunciou a prefeita de Ponte alta do Bom Jesus (TO) por suspeita de compra de votos. Delma da Fonseca Milhomem (PMDB), reeleita no ano passado, é acusada de dar dinheiro e outras vantagens a diversos eleitores em troca de votos.
Além de Milhomem, a denúncia inclui o ex-prefeito Eder Luiz Lourenço da Rocha, eleito em 2000 pelo PFL (atual DEM).
A reportagem não localizou Milhomem e Rocha para comentar a denúncia.
A denúncia é fundamentada em inquérito policial que detalha a ação, com nomes dos eleitores e valores recebidos.
Segundo a denúncia, Milhomem e Rocha foram à casa de eleitores e ofereceram valores que vão de R$ 10 a R$ 100 e pediram votos pela "doação". Com problemas financeiros, os eleitores aceitaram os valores oferecido. A prática foi repetida por no mínimo dez vezes.
A Procuradoria pede na denúncia que a prefeita e o ex-prefeito sejam notificados e citados para responderem às acusações.
Com relação aos eleitores indiciados por receberem os valores oferecidos pelos candidatos, foi considerado que, devido ao estado de miserabilidade, pequenos valores em dinheiro são essenciais para sua sobrevivência e, portanto, não havia como se exigir que estes tivessem recusado o dinheiro oferecido. Em relação a esses indiciados, a Procuradoria pede o arquivamento do inquérito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário