

Estudo feito em São Paulo indica preferências de usuários nas lans.Maioria usa acesso à rede para se comunicar via e-mails, MSN e Orkut.
Os jogos eletrônicos em rede, grande atrativo das primeiras lan houses, foram destronados na lista de preferências dos usuários destes serviços. De acordo com pesquisa que será apresentada na sexta-feira (23) na Campus Party, os frequentadores de lan house utilizam a rede basicamente para comunicação - via e-mail, comunicador instantâneo, sites de relacionamento, entre outros. E o acesso a sites de notícias e de serviços está na preferência de uma proporção de usuários semelhante à que é atraída pelos games.
O estudo investiga o comportamento de usuários de lan house em São Paulo, e foi conduzido pela Cultura Data, órgão de pesquisa ligado à Fundação Padre Anchieta. O perfil traçado pelo estudo indica que o usuário de lan house é jovem (57% têm até 24 anos, e 34% estão na faixa entre 16 e 24 anos) e majoritariamente do sexo masculino - 56% a 44%. Economicamente, a maior participação é da classe C, com 51%. A lan é a única maneira de acessar a rede para 17% dos entrevistados, número semelhante ao de usuários que, apesar de terem computador ligado à internet em casa, também frequentam estes estabelecimentos. Os números indicam ainda que 93% dos usuários utilizam as lan houses para serviços de comunicação, categoria que inclui e-mails e o acesso a sites como o Orkut, um dos mais populares do país. Já o uso de jogos de computador nestes espaços públicos é de 42%, proporção semelhante ao de usuários que afirmam ir a lan houses para acessar sites de notícias: 40%. Um quinto dos entrevistados diz ainda que ouve rádio e vê televisão pelo computador. Outro uso comum é a busca de informações - como receitas e pesquisas enciclopédicas - ou de serviços pela rede. No total 48% dos usuários de lan disseram enviar currículos, consultar preços de produtos e serviços, buscar informações sobre turismo ou serviços de saúde e acessar serviços do governo, como obtenção de documentos.
O estudo, realizado entre os dias 10 e 17 de dezembro, ouviu 349 usuários e 27 donos de lan houses em São Paulo.
O estudo, realizado entre os dias 10 e 17 de dezembro, ouviu 349 usuários e 27 donos de lan houses em São Paulo.
Fonte Do G1, em São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário