segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Governadora pede agilidade e Terminal Pesqueiro será entregue 3 meses antes

Na manhã desta segunda-feira (19), a governadora Wilma de Faria realizou uma visita técnica às obras do Terminal Pesqueiro de Natal e recebeu a confirmação. Os trabalho serão concluídos em novembro do 2010, três meses antes do prazo inicial. A construção foi iniciada em agosto último e a princípio com o prazo de 18 meses para conclusão, mas a Constremac, empresa responsável pelo serviço, se comprometeu em atender o pedido de agilidade feito pela governadora. O pólo pesqueiro vai impactar a economia potiguar e a do país como referência na América Latina. Os investimentos são da ordem de R$ 29,5 milhões.

"Essa obra é prioridade para o Governo do Estado, já que somos o maior exportador de pescado do país e com o terminal poderemos agregar valor ao produto e dar um salto importante de qualidade. A pesca oceânica potiguar vai se consolidar no mercado mundial", afirmou a governadora.

O Terminal deve gerar 9.600 empregos diretos e um incremento na economia com a melhoria das atividades comerciais (serviços de apoio, combustíveis e lubrificantes, suprimentos, gelo, alimentação e hotelaria e aumentos das exportações), crescimento industrial (construção de embarcações, reparos navais e indústrias de processamento e embalagens), crescimento regional e promoção do Rio Grande do Norte, com a agregação de valor à pesca, qualificação do mercado, melhoria de infra-estrutura e expansão de fornecedores.

As instalações estão sendo erguidas em um terreno cedido pela União, por trás da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), entre a Pedra do Rosário e a Capitania dos Portos, no bairro da Ribeira. O Terminal terá cerca de 200 metros de extensão de cais. O esforço da governadora em Brasília garantiu a liberação total dos recursos junto ao Governo Federal. O terminal está entre as dez obras apresentadas como prioridade pelo Governo do Estado ao Orçamento Geral da União (OGU) de 2009.

O Rio Grande do Norte dispõe de 25 municípios litorâneos, 84 comunidades pesqueiras, 30 colônias de pescadores e 11 mil pescadores cadastrados no litoral. O Estado é o maior exportador de pescado do Brasil e fechou 2008 com cerca de 10 mil toneladas de produtos (atum, espadarte, lagosta e camarão de cativeiro) vendidos para fora do país. A crise internacional deve provocar uma ligeira queda nestes índices ao fim deste ano. Mesmo assim a produção será mantida e será voltada para o mercado interno.

Hoje, cerca de 150 mil pessoas vivem da pesca de uma forma geral no RN. A estimativa é com o acréscimo de mais 10 mil empregos diretos gerados com a conclusão do Terminal, o setor vai sustentar aproximadamente 200 mil potiguares. O terminal é um sonho pensado em 2001, quando Wilma de Faria ainda era prefeita e depois como governadora empunhou a bandeira do segmento.

www.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário