quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Foguete é lançado na Barreira do Inferno



Dos altos-falantes sai a ordem para o lançamento. Dez segundos de contagem regressiva. O foguete de 3m de comprimento segue em direção ao céu numa velocidade de mais de 4 mil km/h, quase quatro vezes a velocidade do som. Além dos 160 militares envolvidos na operação, entre engenheiros, técnicos e operadores de radar, cerca de 60 alunos de uma escola de Parnamirim mantiveram os olhos vidrados no lançamento.


Com um tempo de voo estimado em cerca de 5 minutos, o Foguete Básico de Lançamento (FTB), de mono-estágio, não guiado, alcançou mais de 30km de altura caindo em alto mar a mais de 16km da costa. "O nosso evento foi um total sucesso. Desde o início da operação até seu lançamento, tudo saiu dentro do previsto. Ele cumpriu todos os objetivos e agora estamos nos preparando para o lançamento de amanhã (hoje), que será o último dessa campanha", explica o Tenente Coronel-Aviador Ricardo Rodrigues Rangel, coordenador geral da operação.


Experimentos


Nesse voo, os FTBs já estão preparados para disponibilizar 5kg de carga útil para experimentos tecnológicos, além de instrumentos para acompanhamento das estações de telemidas, preparando, assim, as equipagens para os próximos lançamentos. "Esse FTB tem um valor estimando em R$ 60 mil e, para 2010, estamos prevendo uma média de cinco lançamentos como esse, que tem como objetivo desenvolver e certificar foguetes instrumentados para treinamento da Barreira do Inferno e do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão", informa o Tenente Rangel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário